domingo, 15 de agosto de 2010

Trabalho Alienado


Será que o trabalho aliena o indivíduo? Para Marx existe sim o trabalho alienado. Este seria o trabalho que a sociedade industrial criou, a sociedade dominada pela produção de mercadorias. O trabalho que rompe a ligação entre o homem e sua atividade vital. Marx descreveu algumas características do trabalho alienado, que aqui estão:

• "a alienação e o caráter fortuito do trabalho em relação ao sujeito trabalhador";
• "a alienação e o caráter fortuito do trabalho em relação ao objeto dele";
• "resumir o trabalhador à luta pela subsistência, fazendo com que ele (...) destine sua vida a adquirir meios de vida".

Estão aí as características do trabalho alienado segundo Marx. Características estas que separam o homem de sua naturalidade.
Quem nunca assistiu ao filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin? Este filme mostrava explicitamente o trabalho em sua forma de alienação. O indivíduo trabalhava em uma fábrica de peças e fazia sempre a mesma coisa: apertava roscas. Mas não sabia para quê? Qual era a finalidade daquilo? Ele era um escravo do trabalho. Não havia uma finalidade para que estivesse fazendo aquilo, a não ser receber o salário no final do mês.
Logicamente, o exemplo é de um filme, mas que não foge da realidade de hoje. Veja nas indústrias. Trabalhadores fazendo repetições sem conhecer muitas vezes o produto final daquele parafuso que ele aperta incansavelmente todos os dias. Sua realidade torna-se limitada e esse trabalho acaba por desumanizar o indivíduo, fazendo-o trabalhar como escravos de suas necessidades.
Podemos disso tirar uma conclusão que, num cenário amplo, a sociedade capitalista aliena o ser humano.
O trabalho realmente pode alienar um indivíduo e, por conseqüência disto, pode alienar-se do mundo por estar vivendo dentro de um espaço limitado. Seu conhecimento pode não ir mais longe do que apertar um simples parafuso. E será que um trabalhador como esse consegue discernir a realidade social em que vive?

Fonte: http://www.alienacaosocial.hpg.com.br/trabalho_alienadoII.htm - 15/08/2010

3 comentários:

  1. No meu entendimento, trabalho alienado é quando você trabalha em algo que não te dá o menor prazer e continua nele por que tem que continuar. Aí, geralmente voce nao se desenvolve e nao amadurece.

    Raquel Borges

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi,que o trabalho alienado é quando o indivíduo trabalha sem saber a finalidade do seu serviço.

    Letícia Pires

    ResponderExcluir
  3. No meu entendimento, trabalho alienado, é quando o trabalho de um homem é substituído por uma máquina, e quando muitas pessoas trabalham para produzir somente um objeto.

    Gabriela Nunes

    ResponderExcluir