terça-feira, 17 de agosto de 2010

Consumo alienado


Alienação é criticar o consumismo da sociedade sem parar de consumir. É não se incluir nas próprias críticas, é excluir-se do sistema, é achar que a culpa é da sociedade, dos meios de comunicação, ou do capitalismo e nunca achar que a culpa é nossa também. Nós somos responsáveis por tudo isso, não somos apenas vítimas disso. Ninguém escapa, somos todos alienados. Na verdade, podemos dizer que o consumismo produz alienação e vice-versa. Mais do que alienado do próprio desejo, o atual escravo do consumo corre o risco de mais adiante estar alienado da própria vida. Estamos criando consumistas e não cidadãos, já que hoje quem não tem o poder de compra é um excluído dessa sociedade. Esse é o ato de medir as pessoas pelo que elas têm e não pelo que são.
O consumismo provoca a destruição do meio ambiente e traz efeitos para a qualidade de vida. No consumismo aparência conta mais do que a essência; se valorizam mais os valores da estética do que da ética.
Ter mais não significa ser mais feliz e gozar de maior qualidade de vida. O consumismo afeta de maneira negativa todos os cidadãos do mundo, a sociedade ainda não se deu conta que o consumismo tem diminuído a qualidade de vida das pessoas. As leis do mercado nos impingem um consumismo desenfreado que compromete a qualidade de vida.
Consumo responsável é adquirir algo que seja feito de forma ética. Geralmente, sem agredir ou explorar seres humanos, animais ou ao meio ambiente. Para se ter um consumo ético é necessário comprar favorecendo produtos eticamente corretos, e pensando primeiramente no bem comum e não no interesse próprio. Não há decisões sobre compras que não impliquem em uma decisão moral, em que a comercialização não tenha vínculos com uma natureza moral.
Frear o consumismo exagerado por saber que a saúde de nosso planeta é o preço pago pelo uso desmedido de energia e recursos naturais é sinal de auto-ética.

http://www.flogao.com.br/consumismoalienado/124899251 - 17/08/2010

3 comentários:

  1. No meu entendimento, consumo alienado é o cosumo que um individuo faz sem ter necessidade. É como ver uma propaganda de alguma coisa e consumir. A consequencia da propaganda, é o consumo. Nao precisamos dela, mas só por que fazem lindas propaganddas, nós a consumimos em peso.

    Raquel Borges

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi,que o consumo alienado é quando o ser humano é influênciado,consume por interesses e nunca pensa no seu proprio bem estar.

    Letícia Pires

    ResponderExcluir
  3. No meu entendimento, consumo alienado é quando o ser humano consome não pelo seu bem estar, ele consome pela influência de marcas e propagandas.

    Gabriela Nunes

    ResponderExcluir