quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A alienação segundo os filósofos






Karl Marx
“A alienação se manifesta a partir do momento que o objeto fabricado se torna alheio ao sujeito criador, ou seja, ao criar algo fora de si, o funcionário se nega no objeto criado”. “As indústrias utilizam de força de trabalho, sendo que os funcionários não necessitam ter o conhecimento do funcionamento da indústria inteira, a produção é totalmente coletivizada, necessitando de vários funcionários na obtenção de um produto, mas nenhum deles dominando todo o processo”.
Georg Hegel
De fato, já nos escritos juvenis está explicitamente expresso a intuição determinante de todo o sistema hegeliano, a intuição da alienação do real em relação ao ideal, do particular em relação ao universal, do homem em relação a Deus. Esta intuição Hegel a teve certamente ao ler a narração bíblica do afastamento (alienação) do homem em relação a Deus; desde o começo ele considerou o conceito bíblico como princípio hermenêutico absoluto da realidade como tal, transformando assim uma verdade teológica particular em princípio filosófica universal. Como princípio filosófico, a alienação toma a forma de movimento dialético, em decorrência do qual jamais se estabelece entre alienante e alienado uma situação de definitiva pacificação.
http://www.elencus.com/karl_marx.htm - 25/08/2010



4 comentários:

  1. Eu entendi que para Kal Marx, alienação é quando o criador se nega ao objeto criado, em indústrias, por exemplo, o trabalho é coletivizado, são muitos funcionários para criar um produto, sem o trabalho individual. Já Georg Hegel, diz que alienação corresponde a dialética em que o espírito projeta para fora de si mesmo toda sua evolução

    Gabriela Nunes

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi que para Karl Marx, alienação é quando os atos de uma pessoa são governados por outra e se transformam em uma força estranha. E, para Georg Hegel, alienação é quando os indivíduos colocam suas potencialidades nos objetos por eles criados.

    Raquel Borges

    ResponderExcluir
  3. Nao deixem de comentar...
    Cadê os outros membros?
    Abraços
    Prof. Leandro

    ResponderExcluir
  4. Eu compreendi,que para Karl Marx os atos de uma pessoa são governados por outras e para Gerge Hegel,as pessoas se descrevem atraves de obrjetos por eles criados.

    Letícia Pires

    ResponderExcluir